segunda-feira, 15 de outubro de 2018

JOTA - JOTI 2018 de 19 a 21 de Outubro

JOTA - JOTI 2018 de 19 a 21 de Outubro

Entre os dias 19 e 21 de Outubro 2018 realiza-se a maior actividade internacional escotista o 61º JOTA - 22º JOTI! Mas o que é o JOTA JOTI?
O que é o JOTA?

Jamboree no Ar – Jamboree-on-the-Air ( JOTA ) é um evento anual em que Escoteiros de todo o mundo falam uns com os outros, através de estações de radioamador. Várias experiências são trocadas e idéias são partilhadas pelas ondas de rádio.

Quando os Escoteiros pensam em conhecer jovens de outros países, pensam logo no Jamboree Mundial ou em outro grande encontro internacional, mas poucas pessoas percebem que, a cada ano, cerca de meio milhão de Escoteiros se reúnem, via ondas de rádio, durante o JOTA. As modernas tecnologias da rádio-comunicação oferecem aos Escoteiros uma excelente oportunidade para fazer amigos em outros países , mesmo sem sair de casa …

Desde 1958, quando o primeiro JOTA foi realizado , milhares de Escoteiros já se “encontraram” através deste evento. Não só é divertido para conversar com Escoteiros de outras partes do mundo, mas também dá a oportunidade para saber mais sobre outros países e sobre o Escotismo nesses lugares.

Muitos contactos realizados durante o JOTA resultaram em trocas de correspondência e contactos entre Grupos de Escoteiros, que se prolongaram por muitos anos.

Sem restrições de idade ou número de participantes, com pouco ou nenhum custo, o JOTA permite aos Escoteiros estabelecerem contactos entre si, por meio das estações de radioamador. Essas estações de rádio são utilizadas por Operadores de Radioamador licenciados. Muitos Escoteiros e Chefes são licenciados e têm suas próprias estações, mas a maioria participa no JOTA através de estações operadas por Clubes de Rádio locais e radioamadores colaboradores individuais. Hoje em dia, alguns Radioamadores utilizam comunicações digitais por computadores e até televisão.
O que é o JOTI?

O Jamboree na Internet, ou simplesmente JOTI, oferece uma alternativa para os contactos feitos por rádio no JOTA. Através do JOTI, os Escoteiros podem se “encontrar” e partilhar informações com outros Escoteiros de todo o mundo, através da tecnologia da Internet.

O JOTI é, portanto, uma maneira rápida e fácil de se comunicar com Escoteiros de todo o mundo. O JOTI utiliza a Internet e dispositivos de acesso on-line, a partir do computador, tablets ou smartphones, ligando os Escoteiros de todo o mundo.

Membros do Movimento Escotista de todas as idades podem participar.

Podem participar em casa com a ajuda de um adulto ou nos Grupos de Escoteiros.

BONS CONTACTOS!